25.7.09

ΑΔΕΛΦΟΠΟΙΗΣΗ. Ο ΓΑΜΟΣ ΤΩΝ ΑΝΔΡΩΝ ΣΤΟ ΒΥΖΑΝΤΙΟ

Image Hosted by ImageShack.us
.
A adelphopoiia (adelphopoiesis), costume da igreja ortodoxa, consiste na união, supostamente fraternal, de dois homens, ministrada por um sacerdote. O catedrático da história medieval na Universidade de Yale John Boswell escreveu sobre ela, ao pormenor, no livro Same-Sex Unions in Premodern Europe.
Nas páginas do livro se contém as orações e os ritos integrais, o esclarecimento da etimologia de algumas das palavras usadas e dúzias de exemplos de institucionalização das uniões de casais do mesmo sexo naquela época.
Vale a pena mencionar como exemplo as figuras de Sérgio e Bacchus, dois soldados gregos da época romana, amantes, que foram martirizados e tornados santos: Sérgio foi decapitado enquanto Bacchus observava; em seguida, este foi espancado até à morte. Os dois haviam sido cristãos e unidos pelo amor homossexual. Acabaram por provocar a ira do Imperador, mesmo que não por serem homossexuais, mas por serem cristãos.
Os homens unidos nesta cerimónia (não nos chegaram registos de possíveis uniões públicas entre mulheres naquela altura) eram sepultados juntos.
Há que fazer o esclarecimento que em muitos casos estas uniões supunham tão-só uniões de conveniência, não afectivas nem sexuais, precisa para se reforçar uma família ou evitar a fragmentação duma propriedade. No entanto, este era também o motivo mais frequente das uniões heterossexuais, que em muitos casos não comportavam relação sexual nenhuma. Ainda mais: a própria Igreja promovia estes casamentos heterossexuais «castos».

10.7.09

ΣΩΚΡΑΤΗΣ ΚΑΙ ΑΛΚΙΒΙΑΔΗΣ

Image Hosted by ImageShack.us
Édouard-Henri Avril:Sócrates e Alcibíades

SÓCRATES E ALCIBÍADES

“Por que honras, sagrado Sócrates,
“Sempre esse jovem? Não conheces nada maior?
“Por que o fitam com amor,
“como aos deuses, os teus olhos?”

Aquele que pensou o mais fundo ama o mais vivaz,
Aquele que encarou o mundo entende a juventude altiva
E enfim frequentemente os sábios
curvam-se aos belos.

Hölderlin, F.: Sókrates und Alcibíades
Sämtliche Werke und Briefe. Vol 1 (Karl Hanser, 1970)
Tradução: Antônio Cícero
Related Posts with Thumbnails