25.7.11

Ο ΔΙΟΝΥΣΟΣ ΚΑΙ ΟΙ ΕΡΑΣΤΕΣ ΤΟΥ


Dioniso ou Dionísio (em grego: Διόνυσος) era o deus grego equivalente ao deus romano Baco, dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia, mas, sobretudo, da intoxicação que funde o bebedor com a deidade. Filho de Zeus e da Sêmele, filha de Cadmo e Harmonia, foi o único deus olimpiano filho de uma mortal, o que faz dele uma divindade grega atípica
Na imaginação da antigüidade, o culto de Dionísio veio da Trácia, Lídia (o nome Baco provavelmente é derivação lídia) ou Frígia para a Grécia aproximadamente no oitavo século a.C. Ele é marcado com um tipo de entusiasmo e e êxtase até então desconhecido dos gregos. Por isso o culto do deus se estabeleceu contra muita oposição, principalmente da aristocracia. Significantemente, Homero não reconhece Dionísio como um dos grandes deuses olímpicos.
Nos festivais realizados em sua homenagem, que eram basicamente festas da primavera e do vinho, o deus em forma de touro freqüentemente liderava as Maenads barulhentas, bacantes, sátiros, ninfas e outras figuras disfarçadas para os bosques. Eles dançavam, desmembravam animais e comiam suas carnes cruas, e alcançavam um estado de êxtase que originalmente nada tinha a ver com o vinho. Apenas gradualmente é que foram os componentes licensiosos e fálicos do culto moderados, de forma que Dionísio veio a ocupar um lugar seguro na religião dos gregos.
Mais tarde, seu culto se tornou tão difundido que Dionísio veio a ser cultuado em um momento histórico particular, até mesmo em Delfos, o santuário-chefe de Apolo.
Nos festivais de Dionísio, especialmente em Atenas, performances dramáticas eram representadas, de forma que o culto de Dionísio pode ser visto ligado ao gênero dramático.


Segundo Nono, Ámpelo, um sátiro que morreu em um acidente ao montar um touro enloquecido pela picada do tábano de Ate, foi amante de Dioniso. As Moiras concederam a Ámpelo uma segunda vida como parra, da que Dioniso prensó o primeiro vinho.(1)


Dioniso quis descer ao Hades para resgatar a sua mãe Sê-me-lhe, à que localizou entre as estrelas.[2] Dioniso fez o descenso desde um poço do que se dizia que não tinha fundo, localizado na costa da Argólide, cerca do yacimiento prehistórico de Lerna . Foi guiado por Prosimno ou Polimno, quem pediu como recompensa ser seu amante. Prosimno morreu dantes de que Dioniso pudesse aceder a esta petição, de modo que satisfazer a seu fantasma, Dioniso fabricou um falo com um ramo de oliveira e o fincou na tumba de Prosimno.[3] Esta história narra-se completa só em fontes cristãs (cuja intenção era desacreditar a mitología pagana e, por isso, podem não ser de confiança). Parece ter servido como explicação dos objectos secretos que eram revelados nos mistérios dionisíacos.[4]



(1) Higino, Astronomia ii.5.
(2) Clemente de Alejandría, Protreptikos ii.30.3–5.
(3) Arnobio, Contra os gentiles v.28; Dalby (2005) pág. 108–17.
(4) Nono, Dionisíacas x.175–430, xi, xii.1–117; Dalby (2005) pág. 55–62.

fontedosaber.com, pt.wikipedia.org, pt.encydia.com

Δεν υπάρχουν σχόλια:

Related Posts with Thumbnails