14.2.13

ΕΡΩΣ ΚΑΙ ΑΝΤΕΡΩΣ


Antes da entrada para a Academia [fora de Atenas] está um altar a Eros, com uma inscrição de que Kharmos foi o primeiro Ateniense a dedicar um altar a este deus. O altar dentro da cidade era chamado de altar de Anteros dizem que fora dedicado por estrangeiros que ali habitavam, pois o ateniense Meles, desprezando o amor de Timagoras, um estrangeiro, levou-o a subir ao ponto mais alto de uma pedra e se lançar para baixo. Quando Meles viu que Timagoras estava morto, sofreu tal surto de remorso que se jogou da mesma pedra e assim morreu. A partir de então os estrangeiros veneravam como Anteros o espírito vingativo de Timágoras

PAUSÂNIAS: Descrição da Grécia, 1. 30. 1

1 σχόλιο:

Ανώνυμος είπε...

Pausânias (c. 115 - 180 d.C.) foi um geógrafo e viajante grego, autor da Descrição da Grécia, obra que presta um importante contributo para o conhecimento da Grécia Antiga, graças às suas descrições de localidades da Grécia central e do Peloponeso.

Não se sabe de onde era originário. Julga-se que Pausânias nasceu numa cidade perto do Monte Sipilo, na Lídia (território actualmente pertencente à Turquia). Antes de visitar a Grécia, Pausânias viajou pela Ásia Menor, Síria, Palestina, Macedónia e por partes da Península Itálica.

A Descrição da Grécia (Periegesis Hellados), também conhecida em português como Viagem à Roda da Grécia ou Itinerário da Grécia é composta por dez livros. A obra teria sido escrita entre 160 e 176 d.C., sendo dirigida ao público amante da Grécia Antiga. O conteúdo da obra baseia-se em observações próprias do autor e na recolha de informações presentes em outros autores.

pt.wikipedia.org

Related Posts with Thumbnails