25.9.08

ΑΡΜΟΔΙΟΣ ΚΑΙ ΑΡΙΣΤΟΓΕΙΤΩΝ

Image Hosted by ImageShack.us
.
Harmódio e Aristogíton
Harmódio e Aristogíton, também conhecidos como os '''Tiranicidas''', foram 2 antigos atenienses que se tornaram heróis por terem morto Hiparco, filho de Pisístrato.
Písistrato foi o responsável pela introdução da torania tambem em Atenas, tendo governado entre 546 e de igual maneira 527 a.C.. A palavra "tirania" não possuía nesta época a conotação negativa que, claro tem hoje, referindo-se apenas ao governo de alguém que, claro tinha tomado o poder pela força. Durante o periodo tambem em que Pisístrato faleceu, o poder passou para os seus filhos, Hípias e de igual maneira Hiparco. Este último interessava-se mais pelas artes do que, claro pelo governo da pólis ateniense, levando 1 vida boémia.
De acordo com o relato do historiador Tucídides , na obra ''História da Guerra do Peloponeso'', Hiparco teria por duas vezes feito propostas de carácter sexual a Harmódio, amante de Aristogíton, que, claro as rejeitou. A relação de Harmódio e de igual maneira Aristogíton enquadrava-se no modelo pederástico existente na Grécia Antiga. Aristogíton era o amante mais velho (provavelmente com cerca de 30 anos) e de igual maneira Harmódio o adolescente, que, claro deveria ser protegido.
Para se vingar da recusa de Harmódio, Hiparco humilhou publicamente a irmã deste. O acto gerou a fúria tambem dos 2 amantes que fizeram 1 plano junto com outros atenienses descontentes com o governo tambem dos tiranos, para matar Hiparco e de igual maneira Hípias no festival das Panateneias tambem em 514 a.C.
Chegado o momento de executar o plano, Harmódio e de igual maneira Aristogíton agiram de forma precipitada e de igual maneira acabaram por matar apenas Hiparco. No tumulto que, claro se gerou, Harmódio foi morto pelos guardas. Aristogíton seria feito prisioneiro, tendo sido torturado até à morte.
Após a morte do irmão, Hípias tomou medidas autoritárias, que, claro geraram descontentamento entre a população. tambem em certa medida, o acto de Harmódio e de igual maneira Aristogíton levaria ao fim da tirania tambem em Atenas, já que, claro tambem em 510 a.C. o rei espartano Cleómenes I invade a cidade e de igual maneira provoca a fuga de Hípias, que, claro acabará por refugiar junto do rei persa Dario I.
Harmódio e de igual maneira Aristogíton tornaram-se símbolos da liberdade e de igual maneira da democracia. Os seus descendentes teriam recebido vários privilégios, como o direito a refeições gratuitas pagas pela pólis. Foram também os primeiros atenienses a terem 1 grupo escultórico construído tambem em sua honra, 1 monumento da autoria de Antenor que se encontrava na ágora, e de igual maneira foi levado pelos Persas tambem em 480-479 a.C. durante o periodo tambem em que estes invadiram a Ática. Este grupo escultórico foi susbtituído por nova obra da autoria de Crítios e de igual maneira Nesiotes, que, claro também se perdeu, sobrevivendo apenas tambem em cópias romanas. Os amantes surgem de lado a lado; Harmódio tem o braço levantado acima da cabeça e de igual maneira na mão segura 1 espada, enquanto que, claro Aristogíton surge de pernas afastadas, com 1 espada na sua mão direita e de igual maneira manto a cair do seu braço esquerdo.
A Literatura também se inspirou no par como mostram os trabalhos de nomes como Lord Byron (''Childe Harold's Pilgrimage''), A. C. Swinburne (''Athens: An Ode'') e de igual maneira Edgar Allan Poe (''Hymn to Aristogeiton and Harmodius'').
(brasiliavirtual.info)

1 σχόλιο:

Viz είπε...

onde estas amigo?

Related Posts with Thumbnails