10.5.08

Η ΛΕΣΒΟΣ ΚΑΙ ΟΙ ΛΕΣΒΙΕΣ

Image Hosted by ImageShack.us
.
LESBOS CONTRA AS LÉSBICAS!
Moradores de Lesbos ( Grécia) vão á justiça.
Três moradores da ilha de Lesbos, na Grécia, entraram com uma ação contra a Comunidade Gay e Lésbica da Grécia para proibir o uso da palavra lésbica por mulheres homossexuais. A justificativa apresentada é a de que a palavra também é usada para definir quem nasce na ilha.
Na ação, os ilhéus acusam a entidade de "insultar a identidade" dos moradores de Lesbos ao relacionar a palavra "lésbica" com a homossexualidade. A ilha foi a morada da poetisa Sappho, que pregava o amor entre mulheres.
"Minha irmã não pode dizer que ela é uma lésbica" disse Dimitris Lambrou uma das que entrou com a ação. "Nosso nome tem sido usurpado por mulheres que não tem nenhuma relação com Lesbos" ressaltou ainda.
Apesar da polêmica, a ilha tornou-se o destino turístico de centenas de mulheres lésbicas. Além das belezas naturais, elas visitam o lugar por conta da história da poetisa Sappho. "Não estamos praticando uma agressão contra as mulheres lésbicas" disse ainda Lambrou. "Deixem que elas visitem Lesbos e se casem do jeito que elas quiserem. Nós queremos apenas o fim do uso da palavra lésbica da definição de mulher gay" ressaltou.
Sappho viveu na ilha entre os anos 6 e 7 antes de Cristio e é considerada uma das maiores poetisas da antiguidade. Muitos dos seus poemas, escritos na primeira pessoa, contém referências passionais de amor por outras mulheres.

1 σχόλιο:

Ανώνυμος είπε...

Gregos de Lesbos querem proibir uso do termo 'lésbica'
Grupo quer que palavra seja empregada em referência apenas a nativos da ilha.
Da BBC

Três habitantes da ilha de Lesbos, na Grécia, entraram na Justiça na tentativa de proibir um grupo de defesa de direitos de homossexuais de usar o termo 'lésbica' em seu nome.

O grupo defende que a palavra seja empregada para designar apenas a pessoa originária ou habitante da ilha no noroeste do Mar Egeu, já que em muitas línguas a grafia coincide.

O alvo do processo, que será julgado em junho por um tribunal na capital grega, Atenas, é a organização Comunidade Homossexual e Lésbica Grega (OLKE), cujo nome o grupo quer modificar.

Um dos autores da petição, o ativista e editor da revista Davlos, Dimitris Lambrou, ligado a um grupo nacionalista pagão, argumentou em seu site que a utilização do termo por pessoas sem relação com seu lugar de nascimento distorce o significado histórico da palavra.

Segundo ele, o uso da palavra deriva da crença de que a poetisa Safo, nascida no século 7 a.C. na ilha Lesbos, teria tido relacionamentos com suas estudantes femininas.

Entretanto, pesquisas recentes mostraram que ela tinha família e cometeu suicídio pelo amor de outro homem, alega o editor, para quem o uso da palavra 'lésbica' no seu significado mais corrente causa problemas no dia-a-dia dos cerca de 250 mil habitantes da ilha.

Uma porta-voz da organização OLKE, Evangelia Vlami, desqualificou o caso como "totalmente ridículo". "Mas se formos chamados à Justiça, vamos nos fazer ouvir", disse ela, em declarações à agência AFP.

Related Posts with Thumbnails