25.2.12

ΣΑΠΦΩ. Η ΔΕΚΑΤΗ ΜΟΥΣΑ 4

Simeon Solomon: Safo

Aphrodite em trono de cores e brilhos
imortal de Zeus, urdidora de tramas!
eu te imploro: a dores e mágoas não dobres,
Soberana, meu coração;

mas vem até mim, se jamais no passado,
ouviste ao longe meu grito, e atendeste,
e o palácio do pai deixando,
áureo, tu vieste,

no carro atrelado: conduziam-te rápidos,
lindos pardais sobre a terra sombria,
lado a lado num bater de asas, do céu,
através dos ares,

e pronto chegaram; e tu, Bem-Aventurada,
com um sorriso no teu rosto imortal,
perguntaste por que de novo eu sofria,
e por que de novo eu suplicava;

e o que oara mim eu mais quero,
no coração delirante. Quem de novo, a Persuasiva
deve convencer para o teu amor? Quem
ó Psappha, te contraria?

Pois, ela, que foge, em breve te seguirá;
ela que os recusa, presentes vai fazer;
ela que não te ama, vai te amar em breve,
ainda que não querendo.

Vem, outra vez – agora! Livra-me
desta angústia e alcança para mim,
tu mesma, o que o coração mais deseja:
sê meu Ajudante-em-Comabates!

Safo / Grécia

Joaquim Brasil Fontes: Safo de Lesbos. Poemas y fragmentos (Iluminuras, 2003)

Δεν υπάρχουν σχόλια:

Related Posts with Thumbnails