10.2.12

Η ΓΥΝΑΙΚΕΙΑ ΟΜΟΦΥΛΟΦΙΛΙΑ ΣΤΗΝ ΑΡΧΑΙΑ ΕΛΛΑΔΑ


Homossexualidade Feminina na História: do ostracismo à visibilidade social
Lidiany de Lima Cavalcante
A homossexualidade feminina se noticia desde a Antigüidade com informação teórica na Grécia Antiga. Apesar do processo histórico, a homossexualidade feminina não revelou grande expressão, já que apenas a homossexualidade masculina tinha reconhecimento, sendo considerada inclusive como status social aos homens, que se responsabilizavam pela inicialização sexual dos adolescentes, preparando-os na formação masculina.
A expressão da homossexualidade feminina na Grécia mostra-se em poucas referências, as quais podem ser consideradas exemplificando a origem do termo lesbiandade, que tem a caracterização de 'Safo', que foi uma poetisa grega que viveu na cidade Lésbia de Mitilene (capital), ilha de Lesbos que fica ao noroeste do mar Ageu.
Safo que viveu no séc. VII a. C., foi exilada pela ditadura de Pitaco, sendo que morou em Pirra e na Sicília, na Itália, onde se casou e ficou viúva com uma filha chamada Cleis.
De acordo com Após cinco anos de exílio, Safo funda uma escola para mulheres, onde ensinava poesia, música e dança, sendo considerada a primeira escola de aperfeiçoamento da História. Ali Safo acaba se apaixonando por suas discípulas, ressaltando-se principalmente o seu amor por Atis, aquela que vem ser sua maior 'amante'.
De acordo com Lesbos (2003)*, apesar do sentimento de Safo, Atis acaba se apaixonando por um homem, o que leva a Safo dedicar o seguinte poema à sua amante:

Semelhante aos deuses, parece-me que há de ser o feliz
mancebo, que sentado à tua frente, ou ao teu lado,
te contemple e, em silêncio, te ouça a argêntea voz
e o riso abafado do amor. Oh, isso – isso só é bastante
para ferir-me o perfurado coração, fazendo-me tremer
dentro do meu peito!
Pois basta que, por um instante, eu te veja para que,
como por magia, minha voz emudeça; sim, basta isso
para que minha língua se paralise, e eu sinta sob a carne
impalpável fogo a incendiar-me as entranhas.
Meus olhos ficam cegos e um fragor de ondas soa-me
aos ouvidos;
o suor desce-me em rios pelo corpo, um tremor (...).

De acordo com a história, Safo era negra e de baixa estatura, sendo considerada a Décima Musa, contudo, sua poesia sofreu censura pelo conteúdo erotizado, principalmente na Idade Média, pelo tradicionalismo e conservadorismo, tendo restado apenas fragmentos de suas obras (LESBOS, 2003).
Mesmo frente ao contexto da Grécia Antiga a mulher inseria-se no plano secundário, já que poucos escritos ou fragmentos históricos da homossexualidade feminina datam dessa época.

*LESBOS, Safo de. Poemas e Fragmentos de Safo de Lesbos. Tradução Joaquim Brasil Fontes. São Paulo: Iluminuras, 2003.

Δεν υπάρχουν σχόλια:

Related Posts with Thumbnails